PROJETO:
DESCOBRINDO O MUNDO
Turma: 1º período C – Vespertino
Professora: Jussara Suelí
Gossen
Justificativa:
Partindo da nossa cidade que fez aniversário no último dia 9 de março, onde
conhecemos o hino, a bandeira, pontos turísticos; sabendo de algumas crianças
que têm parentes e entes queridos que moram em outros lugares e com o intuito
de envolver as crianças numa dinâmica de construção de noções de espaço,
cultura, ambientes diferentes, línguas e costumes, vamos galgar informações a
partir de um intercâmbio de vídeos e filmagens para parentes, amigos,
conhecidos que moram em outras cidades, Estados, países e continentes
distintos.
Objetivo
geral: Ampliar conhecimentos usando as ferramentas tecnológicas
que temos para nos comunicarmos com pessoas de vários lugares diferentes.
Objetivos
específicos:
·
Entrevistar, descobrir e se comunicar com
pessoas de outros lugares fora de Joinville, a fim de construir novos
conhecimentos, conexões e propiciar o envolvimentos das famílias em situações
de distância de algum ente querido. Fazer dessa realidade, uma possibilidade de
aprendizado de novas culturas, curiosidades, trocas e muita alegria.
·
Ampliar noções de distância, através de mapas
e marcadores de onde estamos e onde as pessoas entrevistas estão;
·
Ampliar noções sobre culturas, bandeiras,
músicas, hinos, animais da região, brincadeiras, etc.
·
Explorar com as crianças as informações e
montar um diário de bordo que percorrerá a casa de cada família para que todos
tenham a possibilidade de construir conosco esse rico material de novas
descobertas;
·
Enviar e receber cartões postais, cartas e
desenhos nossos para as pessoas entrevistadas;
·
Montar um DVD com todas as filmagens feitas
ao longo desse projeto.
Como elaboraremos os vídeos e áudios
para as pessoas que moram longe?
·
Com perguntas simples:
·
Qual o nome da sua cidade? Qual Estado fica?
Qual país?
·
Como é aí – grande, pequena, fria, quente...?
·
Que estação do ano é aí agora?
·
Qual a bandeira da sua cidade, Estado e País?
·
Dá pra ir de carro? Avião? Navio? Trem?
·
Quais os animais mais comuns aí?
·
Você sabe nos ensinar uma música, brincadeira
comum desse local?
Avaliação:
Como registraremos nossas
descobertas?
·
Vamos ilustrar e registrar nossas
aprendizagens em forma de desenhos, com o recurso de fotos e completaremos com
as nossas intervenções, observações anotadas pela professora (escriba);
·
Vamos aprender novas brincadeiras, músicas, e
pontuar o que achamos de mais interessante em cada cultura nova apresentada.
·
Vamos conversar em roda e faremos um
comparativo de estações, clima e aprenderemos como cada lugar se comporta e
resolve essas questões adversas (neve, frio, calor, etc)
Recursos: Câmera de celular,
aplicativo whatsapp, computador, mapa mundi, alfinetes marcadores, imagens
ampliadas de cada lugar, bandeiras impressas em papel, imagens de animais
típicos do lugar.
Cronograma: abril a junho de
2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário